Terça, 29 de Abril de 2025 03:10
44 997037777
Reflexão Propósito

O QUE EU APRENDO COM A PIPOCA?

Por Vivian Chicoski*

30/01/2021 08h27 Atualizada há 4 anos
Por: Redação
O QUE EU APRENDO COM A PIPOCA?

Como uma boa amante de pipoca que sou, não imagino assistir um filme sem um grande pote de pipocas para acompanhar! Salgada, doce ou misturada, amo de qualquer jeito. Um dia desses, enquanto preparava minha pipoca, o Espirito Santo de Deus ministrou algo lindo em meu coração que vou repartir com vocês através deste texto. Logo pensei, mas uma pipoca? Sim, Deus fala conosco de muitas formas e, muitas vezes, usa coisas simples do nosso cotidiano, só precisamos de sensibilidade para receber.

Imagine você o processo de preparo da pipoca... Num processo convencional, pegamos uma boa panela, ligamos o fogão, adicionamos o óleo e o milho de pipoca. Ficamos parado em frente a panela, mexendo os grãos até começarem a estourar. Depois de um certo tempo, olhamos ansiosos e percebemos que estão a ponto de estourarem. De repente um grão eclode, tapamos rapidamente a panela para que nenhuma pipoca se perca. Num processo crescente, os estouros se seguem e o cheiro invade a casa. Após alguns segundos, os estouros começam a diminuir, aí sacudimos a panela e voltamos ela ao fogo para que todos os grãos possam estourar. Por fim, retiramos da panela, adicionamos um pouquinho de sal e sacudimos novamente para que todas fiquem temperadas.  Como é gostoso comer pipocas! Depois que todas se vão, disputamos até os piruás que ficam no fundo da vasilha!!!

O que eu aprendo com a pipoca?

No início, todos os grãos parecem ser iguais, mas depois que estouram cada um se torna uma pipoca única, diferente uma da outra. Para Deus, não há distinção entre as pessoas, Jesus morreu por todos! (2 Coríntios 5:15)

Todos somos colocados na panela da vida e provados de muitas formas, assim como a pipoca é pelo fogo, mas com um propósito eterno. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)

Eu posso estourar a pipoca por diferentes meios, até com água, mas nenhum dos ingredientes é tão perfeito quanto o óleo. A gordura ajuda a dissipar o calor, deixa a pipoca mais macia e carrega mais facilmente o tempero. O óleo sobre a nossa vida representa cura, traz alegria para que possamos perseverar e desfrutar da vida abundante que Jesus conquistou na cruz por nós! Porque a alegria do Senhor é a nossa força. (Neemias 8:10)

O processo de aquecimento para tornar o grão de milho numa saborosa pipoca parece interminável e conosco não é diferente, os processos estão escrevendo a nossa história, das mais diversas formas, não podemos pular, deixar passar e nem transferir. Precisamos do processo para se tornar aquilo que fomos criados para ser! “... sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:3-5)

Todos os grãos estão na mesma panela, expostos a mesma temperatura quando começam estourar, alguns lentamente, outros euforicamente, cada um a seu tempo! Em Eclesiastes capítulo 3 verso 1 diz que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Precisamos compreender essa realidade, mesmo expostos as mesmas circunstâncias, cada um de nós reagirá de forma diferente.

Algo curioso é que para uma pipoca ser considerada de qualidade, ela precisa ter um crescimento de 40 vezes, ou seja, uma xícara de grãos deve render 40 xícaras de pipoca! Uau, que expansão! Somos cheios de dons e talentos, muitas vezes inexplorados. Você já parou para pensar o quanto aquilo que você sabe fazer e gosta de fazer pode ajudar o seu próximo? Ou que tantas ferramentas existentes a nossa disposição podem fazer o seu dom e talento crescerem e se desenvolverem assim como a pipoca? Seja para o crescimento profissional ou para deixar um legado de vida, nós podemos fazer a diferença!

Quando sacudimos a panela para que todos os grãos possam se tornar pipocas, o que veio a minha mente foi que em todo o tempo, por permissão divina, somos sacudidos para que não fiquemos para trás! O tempo está passando, precisamos ser aquilo que fomos criados para ser! Assim como a panela é tapada rapidamente para que nenhuma pipoca se perca, o maior desejo do coração do Pai é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2:4)

Mesmo com toda atenção e dedicação, deparamo-nos com os piruás! Intactos, queimados e, às vezes, até encruados, que não estouraram, não alcançaram a forma plena para o qual eles foram criados. Estavam na mesma panela, passaram pelas mesmas situações/provações e não estouraram. Existem três grandes grupos classificados para o milho, o milho doce ou milho verde tão presente na nossa culinária, o milho da canjica e o milho da pipoca. Porque o milho verde e o da canjica não viram pipoca? Porque há uma composição única dentro do grão do milho da pipoca, que exposto a uma determinada temperatura eclode virando a pipoca.

O que eu aprendo com a pipoca? O que vai me fazer estourar está no meu interior, no meu coração! A Bíblia nos ensina em Provérbios 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Precisamos guardar o nosso coração e convidar Jesus para ser o nosso Senhor e Salvador!

“Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” (Salmos 37:3-5)

 

*VIVIAN CHICOSKI

Apaixonada por Jesus!

Pedagoga e Professora de Oratória.

Especialista em Gestão da Qualidade.

Participa há sete anos de um programa voluntário liderando cursos com base bíblica para desenvolvimento familiar com foco no relacionamento conjugal, finanças e saúde (física, emocional e espiritual).

@vivian_chicoski

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Carlos DuarteHá 4 anos Orlando - FloridaExcelente reflexão!!
SirleiHá 4 anos Santa Cruz Rio Pardo -SPAmei esse texto muito refeflexivo
DeboraHá 4 anos Lipolis RodriguesTexto maravilhoso, bálsamo ao coração! Que Jesus continue te abençoando, Vívian!
Jéssica RibasHá 4 anos Curitiba PRQue lindo isso
Telma Regina de Castro AmorimHá 4 anos CuritibaEu a conheço, separada pelo Senhor para edificar vidas para Sua Glória. Amo vc Vivian.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias